Quando imaginamos um lago paradisíaco a primeira coisa que nos vem a cabeça é um lindo lago de cor verde esmeralda mas, o lago que trouxe hoje para vocês é um pouco inusitado, ele é rosa. Isso mesmo, o Lago Hillier é de um tom rosa chiclete.
Localizado na Middle Island, uma ilha do arquipélago de Recherche, no oeste australiano, o lago apresenta aproximadamente 600 metros de largura e é cercado por uma linda e exuberante vegetação. Praticamente intocado e bastante isolado, o lago Hillier é motivo de mistério para muitos pesquisadores.
A coloração rosa das águas ainda não foi explicada definitivamente. A hipótese mais aceita é a de que ele seja rico em algumas algas e bactérias que vivem em crostas de sal encontradas nesse local. Essas algas e bactérias seriam as responsáveis pela produção de pigmentos carotenoides, deixando, assim, o local incrivelmente belo. Uma característica interessante é que mesmo quando se coloca a água em um copo, por exemplo, a coloração rosa ainda está presente.
Apesar de parecer único, o lago Hillier é apenas um dos pelo menos cinco outros lagos rosa conhecidos na Austrália. São eles o Hutt Lagoon, o Pink Lake, o Quairading Pink Lake e o Field of Pink Lakes, todos na província da Austrália Ocidental.
Espalhados pelo mundo existem pelo menos mais quatro lagos rosa recheados de sal. São eles o lago Retba (Senegal), o Salina de Torrevieja (Espanha), o Dusty Rose Lake (Canadá), além do Masazirgol (Azerbaijão).
E você, o que achou desse lago??
Nenhum comentário:
Postar um comentário